domingo, 18 de julho de 2010

Sporting 2, Lyon 0

E hoje a apresentação aos sócios. O Sporting venceu facilmente por 2 a 0 um Lyon privado de algumas das suas melhores unidades. A equipa do Sporting apresentou-se num 4-3-3, sendo o 11 composto por:

Vitor Golas; Abel, Grimi, Tonel e Torsiglieri; Pedro Mendes, Miguel Veloso e Maniche; Valdes, Vukcevic e Pongolle.

Á excepção de Maniche, pode-se dizer que era um 11 composto pelos jogadores que menos minutos têm tido na pré-época e com a entrada directa de Pedro Mendes e Miguel Veloso.  O Sporting entrou logo a marcar, através de Tonel aos 2 minutos, após livre de Valdes.  Tirando o golo, o Sporting sentiu muitas dificuldades em articular o seu jogo, porque não havia uma dinâmica de transição ofensiva que permitisse a circulação de bola pelos centro campistas. Se Pedro Mendes não conseguisse receber, raramente Veloso e Maniche criavam condições para receber a bola. Isto obrigava o Sporting a sair por Grimi, Abel e Torsiglieri .

Á meia hora Paulo sérgio fez entrar Matias Fernandez e tudo se alterou. A começar pelo triangulo do meio campo, cujo vértice se inverteu, com Pedro Mendes a ter maniche do seu lado e Matias como Médio centro ofensivo. A equipa melhorou 500%. E o Lyon acabou nessa altura.  Porque a saída de bola começou a ser feita pelo meio (Maniche e Pedro Mendes) e porque Matias conseguiu jogar entre as linhas do Lyon, receber a bola e por a equipa a jogar.

Quando o Sporting foi para o intervalo já estava por cima do jogo, novamente. Na segunda parte foram feitas várias alterações e o Sporting voltou a experimentar um 4-4-2 quando Postiga rendeu Matias Fernandez. Ofensivamente a equipa perdeu qualquer coisa, mas defensivamente tudo esteve muito controlado (até porque o Lyon começou a substituir jogadores, e a sua segunda linha não pareceu tão forte quanto a do Sporting). O Sporting chegou ao 2 a 0 através de Yannick Djalló, após assistência de Salomão, e depois passeou até ao fim.

Realce para a boa pressão colectiva do Sportng, com os sectores perto uns dos outros (contrariamente ao que aconteceu com o PSG). Ajudou o baixo ritmo a que se movimentou o Lyon, mas várias vezes o Sporting recuperou a bola no seu meio campo ofensivo e isso é muito positivo.

Aspectos positivos:
Matias Fernandez - Ele viabiliza o 4-3-3, e sem deslumbrar, fez a equipa jogar. Tem boa técnica, gosta de ter a bola nos pés, cria linhas de passe para os colegas executarem e quando joga simples dá velocidade ao jogo. Bom regresso.

Nuno André Coelho e Polga - Exibiram.se a grande nível, subindo a linha defensiva, e ganhando duelos individuais que dão confiança à equipa para pressionar alto. Polga até se atirou para o chão algumas vezes na àrea (pasmem-se). Bom jogo da dupla.

João Pereira - Excelente jogo, mais um. Sobe a propósito, é veloz, desiquilibrou e foi aguerrido a defender. Está em grande forma.

André Santos - Uma formiguinha de alto nível. Boa ocupação dos espaços, muitas recuperações de bola, simplicidade de processos a lançar o ataque. Claramente mais um excelente produto da escola do Sporting.

A melhorar:
Torsiglieri - Volta para esta coluna, depois de ter estado como ponto positivo frente ao PSG. Eu acho que Torsi é um bom jogador. A sério que sim. Mas joga a um ritmo completamente diferentte. É notório. Vai precisar de tempo e paciência.

Grimi, Abel - Como o Sporting parece pior quando eles estão em campo. Abel porque João Pereira está excelente e Grimi porque... não sabe andar. Evaldo só tem que fazer o básico (ou seja, equipar) para ser 500 vezes melhor que o argentino.

A transição defesa ataque também tem que merecer uma palavrinha. Tirando os 30 minutos em que Matias Fernandez esteve em campo, parece que a circulação só se pode fazer pelos laterais. Como lá na frente não há velocistas de excepção, e não se consegue variar o flanco do jogo, a equipa torna-se previsivel.  A resolver.

Em resumo, boa vitória, contra um adversário bom (embora limitado). Claras melhorias com a inclusão dos mundialistas (que quase não treinaram, note-se. Mas a qualidade que acrescentaram é inequívoca).

Sem comentários:

Enviar um comentário