sexta-feira, 9 de julho de 2010

A Fava e o Brinde

Vou estrear os meus posts com uma rubrica que apela à memória de todos os sportinguistas. Venho recordar negócios mais ou menos recentes que significaram um "pau de dois bicos" para o nosso clube. No pacote veio um craque e um flop.

Era Pedro Santana Lopes presidente do nosso clube e tínhamos acabado de perder Luís Figo, devido à habilidade negocial do presidente Sousa Cintra. Peixe também tinha abalado para Sevilha e a solução recomendada por Queiroz era simples: Resgatar de uma virada a dupla de Pedros que brilhava em Guimarães - Um conhecido simplesmente por Pedro e outro por Pedro Martins.

Comecemos pela Fava. Pedro Martins era o típico médio centro português, na linha de Pacheco, Vouzela e Adrien Silva. Apesar de ter 1m78 de altura não dava a ideia de ser muito alto pois não explorava muito este factor. Era lento e em termos técnicos não se destacava. Sendo um batalhador importante no meio campo não tinha grande capacidade de remate (marcou poucos golos). Esteve três épocas no Sporting e destacou-se no meio campo musculado armado pelo Octávio Machado. Não deixou saudades aos adeptos e a sua saída com certeza não foi sentida por ninguém.

Claro que o "custo" da vinda de Pedro Martins foi uma óptima contrapartida: Pedro Barbosa "O Capitão". Era um jogador que tinha tanto de controverso como de genial. Parece quer estava parado, mas de repente saía uma jogada de génio, um passe desiquibrador ou um remate certeiro. Um dos meus preferidos de sempre do Sporting.
Começando pelo pior, parecia muitas vezes alheado do jogo e quando as coisas não lhe começavam a correr bem parece que se divorciava da partida. Outro handicap que lhe reconheciam era a condição física e a sua apetência por croissant.
Como características a destacar, apesar de alto (1,82 cm) tinha uma técnica fantástica, era um playmaker de excelência que poderia jogar na direita ou como 10. Geria os tempos de jogo como ninguém. Fortíssimo no 1 para 1 e com uma elevada capacidade de remate. Completava todos estes pretéritos por uma forte capacidade junto dos grupos que liderou... foi o derradeiro capitão do Sporting. Não merecia aquela final perdida, muito concretamente a maldade que lhe fizeram de o deixar em campo quando ele já não podia e quando a equipa se afundava.
Um grande jogador e um grande homem... Obrigado Capitão!

Pedro Martins
:
Nota Fava: 4 Nota Brinde:1

Pedro Barbosa:
Nota Fava: 0 Nota Brinde:5

Nota: sistema de pontuação de zero a 5.

2 comentários:

  1. deixo-te aqui umas deixas para outras duplas a explorar... rui jorge e bino... ou ainda pacheco e paulo sousa

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela sugestão. Prometo que vão sofrer os dois uma análise cuidada.

    ResponderEliminar