segunda-feira, 12 de julho de 2010

A Fava e o Brinde 3

Resgate Vermelho


Quem é do Sporting e não é assim tão novo, ainda sente um arrepio na espinha quando ouve o termo "Verão Quente de 1993". Para quem não sabe o saudoso período foi marcado pelo ataque forte efectuado pelo então presidente José Sousa Cintra, ao rival Benfica, resgatado na altura tudo o que mexia e que tinha então ordenados em atraso. Era o contra-ataque aos diversos aliciamentos do clube da luz, que na época de Jorge de Brito, compravam tudo o que era associado pela imprensa ao clube de Alvalade - com Futre e Paulo Santos os expoentes máximos. 3 nomes na altura se destacaram e tinham o rumo da porta 10A traçado mas com o rapto para Torremolinos (ou outra qualquer estância do sul de Espanha) do João Pinto, apenas a dupla que hoje recordo assinou de facto pelo nosso Sporting: Paulo Sousa e Pacheco.

Começemos pelo Brinde. Paulo Sousa era um produto das escolas do Benfica. Um médio centro inteligente, com elevado aproveitamento de passe, boa capacidade de recuperação. O potencial que demonstrava veio a confirmar-se futuramente com a conquista de vários campeonatos pela Juventus, o título de melhor estrangeiro da Serie A e duas Champions. Talvez pecasse por ter pouca capacidade de finalização mas era um "registra" da mais fina água e sem dúvida a última pérola a sair da formação dos milhafres. Aproveitou no entanto a sua passagem por Alvalade para dar o salto para voos mais altos e uma única época de leão ao peito deixou água na boca.

O médio/extremo esquerdo Pacheco partilhou o balneário com Diamantino, Sheu, Paneira, Schwartz, entre outros e vinha rotulado de craque, apesar de não ser indiscutível no 11. e com 27 anos Rápido e incisivo, aparecia bem na área de conclusão , mas a realidade não foi bem assim. Nunca convenceu verdadeiramente Bobby Robson e algumas lesões retiraram-lhe espaço. Com o despedimento do inglês, com Queirós e a chegada do nigeriano Amunike, limitou a sua utilização e após duas épocas foi remetido ao esquecimento, rumando ao Belenenses, passando por itália antes de acabar. Uma fava que não deixa saudades.

Quem se lembra do então empresário Paulo Barbosa nas notícias a lançar o repto a Paulo Sousa: - Paulo, liga à tua mãe que está tão preocupada e não sabe de ti! Lindo tal como as gravatas do ex-empresário sediado em França.

Paulo Sousa:
Nota Fava: 0 Nota Brinde: 4

Pacheco:
Nota Fava: 4 Nota Brinde:0

Nota: sistema de pontuação de zero a 5.

Sem comentários:

Enviar um comentário