terça-feira, 18 de maio de 2010

Reforços do dia - Zé Castro e Lazaretti


Os jogadores de hoje, servem para ilustrar a diferença que vai do real ao fictício.

Os adeptos exigem nomes apelativos, jogadores caros, com cartel, que estejam na or dem do dia. E por isso o Sporting aparece interessado em Zé Castro.

Até aqui tudo certo.

Gosto de Zé Castro. É daqueles jogadores que têm boa imagem, mas que francamente não é um central de eleição.  Tem bons pés (demasiado bons para um central), mas na minha opinião falta-lhe pragmatismo. E o Sporting precisa de um central pragmático. De um Tonel mais evoluído. Ou de um Carriço com mais 10 cms.

Por tudo isto, eu pessoalmente não queria Zé Castro. É um jogador à imagem do nosso Beto, mas com menos raça e menos amor ao clube, e um pouco menos de técnica. Sim, faz bons jogos, mas não o considero aquele central de eleição porque pode errar em todos os jogos.


Depois, os dirigentes vão ao banco e olham para o cofre.
 E nessa altura o Sporting começa a negociar os Lazarettis da vida.

Não gosto do Lazaretti. Vi-o jogar duas vezes e das duas vezes fez o que um central nunca pode fazer. Inventou e foi golo adversário. Para mim ficou apresentado.  Já li que tem 1 metro e 91, já li que tem 1 metro e 84. Não interessa. Preferia um anão que não inventasse.

É barato? É. Por alguma razão. Tem 26 anos e desponta agora? Pois. Por alguma razão.  Repito, conheço pouco, mas não é desta categoria de jogadores que o Sporting precisa. O Sporting precisa de centrais melhores do que os que lá estão e do que vi... o Lazaretti não é melhor que o  pequeno Carriço, que o esforçado Tonel e nem que o velhinho Polga.  Se for contratado, é-o por ser.

Entre os dois: Preferia que se gastassem todos os milhões no Zé Castro, apesar de não ser um central que me encha as medidas.

P.S.: Quando se assume uma posição destas, com pouco conhecimento de causa... corre-se o risco de ter que mudar de opinião.

6 comentários:

  1. Primeiro que tudo, os meus parabéns pelo novo blog.
    Acredtio que à semelhança de tudo o resto em que participas activamente, também este novo projecto terá sucesso.
    Sobre o tema: Lazaretti tem qualidade mas não a suficiente para um grande como (ainda) é o Sporting. Joga bem de cabeça, é recudo, mas também é lento e gosta de inventar. Está bem para um Guimarães.
    Zé Castro: bem eu acho o ZC um jogador de qualidade para um grande.
    Não é um centrar à Jaime Pacheco ou aquela agressividade tipica de um jogador da sua posição, mas compensa com outras qualidades e no fundo eu acho que uma dupla de centrais deve-se complementar. Não podemos ter uma dupla de jogadores muito parecidos no estilo de jogar e nas suas caracteristicas.
    Na minha concepção de jogo deve haver um racudo, um daqueles que dá pau, forte no jogo aéreo e mais posicional e um outro mais rápido, com optimo sentido de corte e que saiba sair com bola e criar desiquilibrios no meio campo adversário. No fundo à semelhança do que acontece no Benfica com Luisao e David Luiz.

    ResponderEliminar
  2. O problema é que o Zé Castro é um David Luiz de menor qualidade... E o Sporting não tem nenhum Luisão de melhor qualidade para contrabalançar.

    Eu tenho para comigo que o Luisão é a cola que segura a defesa do Benfica e a protege dos devaneios do David Luiz.

    Não vejo o Zé Castro como patráo de nenhuma defesa... Pode ser miopia minha, mas não vejo. O Sporting precisa de um patrão. O Carriço quer, mas falta-lhe altura a meu ver.

    Mas aceito que é bom jogador. Pode é não ser o que o Sporting precisa.

    ResponderEliminar
  3. Boas!!!
    Quero dar umas pinceladas sobre este tema. Li o tema em questão e também os vossos comentários... concordo com a observação do Vantunes,é mais do que obvio que o Zé Castro pode ser uma mais valia para o Sporting, mas teriamos que mandar embora o Polga, ou seja Zé castro pode estar num grande sim, como patrão tenho sérias duvidas. Eu quero partir de uma base em que Carriço é titular de caras naquela equipa, logo tenho que arranjar o parceiro ideal para o mesmo, preciso de dar altura á defesa para equilibrar os cm a menos que carriço tem, provavelmente preciso de um jogador mais velho e com alguma experiencia.
    Vejo Daniel Carriço como um central fantastico, uma personalidade fantastica(lider), competitivo, rápido, boa leitura de jogo, com boa capacidade de anticipação.... temos um Patrãozinho em alvalade, por isso nao preciso necessáriamente de um Patrão, preciso sim de um jogador com um determinado perfil, e é por aí que o Sporting deve começar. Na minha opinão precisa de um central alto, a cima do 1,85cm, forte no jogo aéreo e forte na marcação para poder libertar mais Carriço para as dobras do resto da defesa... por isso acho que o sporting precisa de um Luisão(Benfica), de um Walter Samuel(Inter de Milão), de um Terry(Chelsea), de um Vidic(Manchester) de um Bruno Alves(Porto), sendo mais modesto um Phil Babb ;O). Por isso fico bastante preocupado com as noticias que vão aparecendo nos jornais, pois temo que o sporting ande á procura de nomes ao invés de preocurar um perfil de jogador, eu não quero nomes, quero qualidade, que procurem no Brasil ou em qualquer outro lado alguem com o perfil que disse.
    Para finalizar deixo uma questão no ar, o Mexer foi contratado para...? Vi jogar no CAN e é um central que joga tb na classe, não desgostei do jogador, mas facto eu preciso é de um Bab Boy na defesa ;O)

    Saudações Leoninas

    Beckham Africano :P

    ResponderEliminar
  4. Mano B, eu penso que o Mexer foi contratado para ser o quarto central de um plantel que só tinha 3 e 1 híbrido que ainda por cima não esteve 2 semanas seguidas sem uma lesão (Caneira).

    Se olharmos para os rivais, quantos jogos fizeram o Nuno André Coelho e o Miguel Vítor? E eles estiveram lá o ano todo. O primeiro 45 minutos, e a trinco. O Segundo pouco mais do que isso.

    As opções eram ir buscar alguém, ou aproveitar um júnior. Decidiram-se pelo Mexer e agora podem fazer exactamente isso com ele: Pô-lo a mexer (coitado, ainda por cima tem um nome bom para trocadilhos fáceis e sensaborões, ahahahahahahahahahahaha).

    ResponderEliminar
  5. É mesmo por aí que quero chegar.... mas tanto tempo a observar jogadores e vais contratar um para dispensar....... epaaaaaa... isto é incrivel, nao posso conceber isso num clube com a dimensão e com a estrutura do Sporting....
    Tenho pena de nao ser mais sensivel, porque gostaria de chorar... :O)

    Ass: B Africano lol

    ResponderEliminar
  6. ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahha

    ResponderEliminar