sexta-feira, 14 de maio de 2010

Carlos Carvalhal - O engano

Carlos Carvalhal teve uma postura inatacável à frente do Sporting. Deixou a imagem de um homem sério e leal. Infelizmente também deixou claro que não tinha unhas para o Sporting.

O Sporting de Carvalhal teve aspectos positivos: Largou o losango e deu mais liberdade aos laterais. Pareceu mais versátil tacticamente que o Sporting de Paulo Bento.

Mas teve falhas gravíssimas. Jogava com os sectores muito distantes uns dos outros, o que prejudicava as transições. Defensivamente, os adversários tinham quilómetros para explorar. Ofensivamente, os passes tinham que ser longos e para o centro do terreno porque o Sporting não tinha extremos. Ora, isto significava que os defesas estavam sempre de frente para o jogo e em posição previlegiada para cortar as ofensivas leoninas. Para um estudioso do futebol, não deixa de ser estranho.


O jogo do Sporting tinha pouca cadência. Passes trocados lentamente, com muitos toques na bola e poucos passes na vertical a provocar rupturas. Eram precisas mais subidas dos laterais (sem bola, não a transportar...) e pedir ao número 10 que fosse mais mexido.

Ou seja, o Sporting conseguia ter bola, os médios centro mexiam-se muito bem com e sem bola na primeira fase de construção, pondo fim aos pontapés para a frente a que nos tínhamos habituado na era Bento (aqueles lançamentos do Polga...).  Mas quando Pedro Mendes e Veloso recebiam a bola atrás e levantavam a cabeça... viam 30 metros de terrenos sem ninguém a quem passar. E a solução era pedir a João Moutinho, Izmailov e João Pereira que transportassem a bola nos pés até à frente. Isso é incompatível com o futebol de hoje.  O Sporting precisava de menos transporte, mais passe, mais desmarcação, mais jogo entre linhas adversárias. Mas Carvalhal não conseguiu imprimir isso ao futebol do Sporting e por isso contribuíu com 19 para os 28 pontos de atraso com que o Sporting terminou.  Foi 1 ponto perdido por jornada e é por isso que não podia continuar a treinar o Sporting.

Em resumo:  Excelente postura, razoável disposição táctica, muito deficiente leitura de jogo.
Obrigado, adeus e venha o próximo!

2 comentários:

  1. Venho por este meio, felicitar o meu Amigo Antunes pelo Blog. Relativamente ao assunto em questão, sinceramente foste brando, o titulo de engano, é soft. Sou um adepto do Sporting do genero optimista, mas felizmente tenho alguns neurónios a funcionar com alguma qualidade. A escolha de Carvalhal no comando de um grande é para mim um mistério, não consigo perceber o critério para não dizer que não faz nenhum sentido e passo a explicar já de seguida:
    Não vou entrar já pelo curriculo, mas quero falar do Futebol das equipas de Carvalhal, algumas equipas onde esteve tinha um futebol agradavel, com alguma qualidade a nivel do espectaculo, por norma poderiamos verificar principios de jogo, mas nunca achei que fossem equipas agressivas e competitivas. Depois fico a pensar nos ultimos 2 anos deste treinador, e não vejo nada, mas nada de sucesso( atenção que não estou a contar com a vitoria na Taça da liga na época 2007/2008 com o Vitória de Setubal), chegando a Alvalade depois de estar no Clube Sport Maritimo onde entra em Fevereiro, termina a epoca, começa a nova época e é despedido em Setembro nesses tempo realizou 17 jogos e venceu 2 jogos, meus amigos façam uma pausa e pensem nestes numeros... vou dar de borla e desculpar os meses entre Fevereiro e Maio porque nao escolheu o jogadores e Blá blá blá.... Mas começou a nova época lá, resultados..... ok... seguindo. Sporting despede Paulo Bento, treinador este que foi elogiado por ter feito milagres em alvalade.... concordo.... Temos ainda hipotese te lutar por todas a provas, o que acontece? Depois de analisarem mil e um treinadores, chegam á brilhante escolha de Carlos Carvalhal.... meu deus, uma equipa que não estava a funcionar com o "milagreiro" Paulo Bento, escolhe como sucessor alguem que nos ultimos 17 jogos venceu 2..... se fosse um treinador de renome, até podiamos fechar os olhos a isto, porque certamente ele mostraria titulos etc e tal, mas não era o caso, uma equipa que precisava de um injecção de moral de algo de outro mundo, vão contratar um treinador despedido do Maritimo porque nao estava atingir as metas do Clube Insular, e acharam que essa pessoa conseguiria levar um clube como ao Sporting a atingir os objectivos de um grande(risos)... era esta pessoa q ia entrar no balneáreo e ia motivar aqueles jogadores... o que acham que ele poderia dizer? ...Meus senhores sou um treinador vencedor!!!!(mais risos) ou Meu senhores comigo vamos ter outras postura!!! ( Pois ninguem viu o Maritimo Jogar) ou Meus senhores comigo esta equipa joga sempre para ganhar!!! ( dammm... mas uma pessoa q ganha 2 vezes em 17 sabe mesmo o sabor da vitoria?). O que quero dizer é que mesmo que Carvalhal seja um bom treinador(a chorar de tanto rir), não tinha condições para aparecer no Sporting, mas tambem a culpa não é dele, mas sim de quem o escolheu... a mente brilhante que pensou que estaria ali a nossa salvação.
    Por tanto o titulo para mim é Desastre ou Catastrofe, algo que mostre HOrror...
    Para terminar confesso que até a postura dele me irritou, fez-se de vitima da situação(directiva) do Sporting, teve a lata de dizer que nenhum treinador faria melhor ( eu quase que aposto que facilmente o Lima faria melhor... e já nem falo em mim eheheh) e que herdou uma herança pesada... tenho uma palavra para isso tudo.... INCOMPETENCIA... sei que vão falar que mudou o modelo de jogo, a equipa estava mais movel, eu digo que é blá blá blá( era o minino que poderia fazer)... o Sporting estava tão mau que era dificil ficar pior, qualquer treinador ia meter aquela equipa a jogar um pouco mais, mas vamos ser sinceros e realistas, o Sporting fez um ou outro jogo bom, graça ao talento que tem no seu plantel, no geral foi uma época horrivel, a bater recordes negativos.... deu vontade de chorar..
    É tudo....

    Ass: Beckam africano eehehhehehehe!!!

    ResponderEliminar
  2. Mano, subscrevo.

    Lendo e relendo, fui soft. E concordo que farias muito melhor!!!

    Aquele abraço!

    ResponderEliminar