domingo, 20 de junho de 2010

Fábrica de Sonhos Parte II

Terminou mais um campeonato de Juniores, e com ele veio mais um título para o Sporting. O terceiro consecutivo e o quinto nas últimas seis épocas ( a excepção foi o FC Porto, com a vitória em 2006/2007, com um ponto de avanço sobre o Sporting).

O Sporting é verdadeiramente dominador nas camadas jovens, e bem ou mal, tem feito aproveitamento dos seus talentos para a equipa principal. Importa recordar os nomes dos jogadores aproveitados para a equipa principal ao longo destes últimos 6 anos. Aqui fica a longa lista:

Rui Patrício, André Marques, Daniel Carriço, Bruno Pereirinha, João Moutinho, Miguel Veloso, Nani, Yannick Djalló, Adrien Silva - Juntos representam muitos jogos, minutos e golos na liga principal com a camisola do Sporting 

Jogadores que coexistiram na equipa principal leonina, e que certamente significaram uma enorme poupança nos custos com a equipa principal, no que diz respeito a salários.

Este ano terão a sua chance André Santos e João Gonçalves.

Destas equipas há a destacar o não aproveitamento de David Caiado (que ainda foi utilizado num jogo em Braga), Diogo Viana e Tiago Pinto (pelo muito que prometeram, e pela influência que tiveram nos vários títulos).

Perspectivas futuras? Desde logo Amido Baldé (um portento), Cédric Soares e Renato Santos da equipa deste ano (gostei de Afonso Taira, mas não foi preponderante - A observar). O central Nuno Reis está muito cotado, mas... Do ano transacto, os Sportinguistas continuam à espera de Diogo Rosado  e Wilson Eduardo.

Seja como for, é uma política que tem dado frutos e que acompanhada por algum arrojo comercial/financeiro poderia fazer com que estes miúdos continuassem a evoluir no plantel principal. Porque o que se verifica agora é o oposto: Os jogadores jovens do Sporting sobem de qualidade de ano para ano... até chegarem à equipa principal. Aí estagnam. Urge aproveitar melhor a fabulosa academia do SCP.

14 comentários:

  1. Caros.... Acreditem que fico super feliz com a postura do nosso clube, e espero que nunca perca essa identidade para correr atras de titulos, eu acredito em personalidade e identidade, a do SCP passa pela formação de jogadores, e isso deverá sempre motivo de orgulho, somos e um clube que pauta por uma postura, e nao devemos mudar essa forma de ser pq A ou B está a ter mais sucesso, já provamos q conseguimos ter sucesso á nossa maneira e é por aí que temo q continuar a seguir. Tenho tb muito orgulho de ver um plantel maioritariamente com jogadores portugueses, e espero que continue a ser desta forma, porque tenho na minha consciencia que o jogador português tem muita qualidade!! Espero que os jovens campeões continuem a evoluir, provavelmente só o Avançado Baldé possa entrar nas contas de uma pré época, pelas caracteristicas fisicas que possuí, os outros é para renovar contrato e emprestar.

    Grande abraço!!

    B.Afro

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo titulo pois tiveram mt fortes na fase final (na fase de apuramento ficaram a 6 pontos do Benfica - curiosamente em 4 confrontos nao ganharam um unicos jogo) e não deram hipoteses na fase decisiva.
    Falam mt de um tal de Renato Neto e que marcou agora o golo contra o Porto.
    O Sporting aposta e mt nos seus jovens ao contrário dos grandes rivais. Basta me ver que os laterais direitos de Sporting e Porto (J.Pereira e Miguel Lopes) foram formados no Benfica mas o meu clube nao aposta neles.
    Permite-me adicionar 2 nomes não aproveitados e que tu adoravas e que dizias que iam ser grandes bombas: Fabio Paim e Edgar Marcelino.
    Este Baldé tem de ser alvo de aposta.

    ResponderEliminar
  3. O Paim e o Marcelino estagnaram antes mesmo dos juniores. Mas de facto até esse escalão tinham tudo (sobretudo o primeiro, que era "A Bomba").
    Não entram neste comentário porque não fizeram parte deste ciclo de vitórias a que se refere o post - Tinha ideia que o Paim tinha estado no título do Paulo Bento, mas aquando da pesquisa verifiquei que já nessa altura o Disciplinador o encostou às boxes.

    E sobretudo o Paim... epá, como Sportinguista é uma enorme pena. Era a parte III de uma história de sonho (Ronaldo, Quaresma e Paim). Acho que o sucesso imediato de Ronaldo e Quaresma fizeram muito mal àquele menino...

    ResponderEliminar
  4. Já o Renato Neto... por acaso não me agrada muito. Já foi utilizado há 2 anos na equipa principal (na última jornada com o Nacional em que o Sporting venceu 4 a 2 com bis do Derlei e com uma excelente exibição do Daniel Carriço... a trinco - Andava para falar disto há algum tempo, porque gostei tanto que acho que pode ser opção no futuro nessa posição), e nesta época que passou voltou a ser chamado e utilizado.

    É um brazuca corpulento, que veio para o Sporting com 15 anos e francamente não tem nenhuma "arma". Algo que se olhe e se diga, epá, este jogador tem isto de especial. Pode ser que dê, mas nos séniores todos vão ser grandes e fortes...

    ResponderEliminar
  5. O Paim e o Marcelino eram grandes!!! Lembro-m d jogar à bola c o Marcelino no Algarve e, apesar da equipa dele n tocar na bola, aquilo era smp a rasgar dum lado ao outro, às vezes repetindo até jogadores k já tinha fintado e q entrett tinham recuperado posição, era duma técnica acima da média! O Paim só o vi a jogar d camisola do scp e ngm diria q iria ser o ngm k é! Nem lampeões, nem tripeiros, ngm...eram talentos seguros p os quais nc encontrei uma resposta p o fiasco embora tb n tenha uma cabeça brilhante à nível dos senhores que por aki postam e comentam, nomeadamente do xor vitor q facilmente identificou o estrelato do cigano e do playboy como possível factor destabilizante no psicológico dos meninos de ouro k nc o chegaram a ser =) fico feliz e aprendo smp qq coisa qnd cá venho.


    PS - foi preciso abrandares o ritmo d posts p t começarem a dar material p trabalhar!!! Maniche, Pedro Mendes, Moutinho e Matías...k sonho d meio campo! No meio disto c o Viana a rodar eventuais quebras do pesadinho maniche ou do super-moutinho k n precisa d descansar. O veloso continuo seguro k o vendem...hj foi mais uma assistência =)

    ResponderEliminar
  6. O Karlitos só fala assim, com este toque de fina ironia, porque nunca viu jogar nem um nem outro. Se tivesse visto era o primeiro a reconhecer-lhes qualidades.

    Aliás, no caso do Paim, é pouco mais que inexplicável. Não sou eu que o digo, é toda a gente que viu. Francamente, e correndo aqui riscos sérios, penso que tecnicamente é o jogador das camadas jovens mais impressionante que vi em Portugal - E tenho a certeza que não estou sozinho nesta minha opinião.

    Não sei o que aconteceu, não conheço a pessoa e não quero entrar em considerações pessoais, mas acho que é justo que se diga que não trabalhou aquilo que devia (sim, porque talento só, não chega). Uma coisa é certa: O Sporting perdeu muito! Ficava tão bem na linha dos outros dois (ele que já era falado antes...)... Tão cedo não deve haver outro talento igual a sair da Academia.

    ResponderEliminar
  7. Ah pronto já percebi. Podias ter dito antes que no Algarve ele brilhava!
    Aqui é mais fácil pá! Mas tu conheces muitos algarvios verdadeiramente jogadores da bola??!! Isto é tudo pessoal marafado! Aqui quer-se é mulheres e praia e por isso enquanto os restantes ficavam a olhar para as meninas que passavam de bikini, o Marcelino aproveitava e fintava o pessoal distraido!

    ResponderEliminar
  8. Meus Caros amigos.... só quero dizer uma coisa, não tem necessariamente a ver com o SCP, mas sim com jovens talentos perdidos. Posso dizer que o jogador mais fantastico que vie nas camadas jovens jogar foi um jogador do Porto e dava-se pelo nome de Tinaia(sim o tal que jogou no Alverca), que jogadorrrrrrrrrrrr :O) foi ainda juvenil ou junior para o Real Madrid, meus senhores que jogadorrrrrrrr :O)

    Abraço

    B. Afro

    ResponderEliminar
  9. Hum mano... olha que o que se diz do Tinaia (e do amigo Zeferino, que também foi nesse pacote para Madrid ainda juvenil) é que se tratou de facto de um "talento" perdido. Mas não necessariamente de um "jovem talento" perdido, se é que me estás a perceber.

    Confirmas?

    ResponderEliminar
  10. E eis que o Sporting não renova com Renato Santos... Acho que pode ser um erro.

    Baldé, emprestado ao Santa Clara. Óptimo, assim vamos ter informações fidedignas da qualidade do jogador. :)))

    ResponderEliminar
  11. Aahahahahahaha!!! Vitor... pois, senão era assim tão jovem não sei dizer, mas posso te dizer que acompanhei desde os meus 10 anos de idade, e conheci como miudo, pequeno, e depois deu um salto enorme, etc etc, não sei do zeferino, mas o Tinaia apareceu desde os escolas como um fenomeno, e fez toda a fomração como um fenomeno, já o Zeferino Apareçe como Junevil ou Junior, é diferente, mas é claro que nao meto a mão no fogo :O).
    O empréstimo do Baldé ao Santa Clara é estranho para mim, mas não sabemos os contornos do negócio, talvez tenha a garantia que vai jogar, quanto á terra, penso q seja boa opção para um jovem, longe das ribaltas e vidas das grandes cidades, penso q poderá ser um bom local para um jogador se concentrar só para jogar!!

    :O)

    B. Afro

    ResponderEliminar
  12. Eu acho que o empréstimo do Baldé faz sentido.
    Saleiro mereceu a oportunidade de ficar, Paulo sérgio gosta do Postiga, Liedson é Deus, Yannick não vai sair, Pongolle tem que ser aposta e o Mister procura um jogador com características diferentes, não tão móvel como o Baldé. Ele já o disse "N" vezes.

    Nos açores, ele pode-se concentrar em só jogar futebol e sendo a segunda Liga deve conseguir mais minutos que na primeira liga.

    Olhando para o panorama da primeira Liga, poderá ser a melhor opção.

    ResponderEliminar
  13. Ainda relativamente ao Tinaia - Paim, eu o Tinaia só o conheço do FM (ou CM na altura), e d facto havia um em q ele bombava muito. Mas com 13 anos ser "comentador" no record acho que só houve um e foi o Paim, n era pq era bonito ou pq sabia escrever melhor q os outros...é pq era um sr a jogar à bola! Aliás, o Paim aquando da preparação p um mundial ou um europeu (perdoem-me as minhas falhas) foi chamado pelo scolari p vir treinar c os AA, s n estou em erro ele ainda era juvenil, n tenho a certeza do q digo. E deu tanto ou tão pouco nas vistas q passados uns anitos o Scolari foi p o Chelsea e, n acreditando k ele n era o zé ngm k s dizia, veio buscá-lo por empréstimo para ver c os seus próprios olhos q, d facto, ele n tinha dado continuação ao jogador k era. Isto dele ter sido chamado aos AA foi c 15 ou 16 anos s n estou em erro.

    ResponderEliminar
  14. O Próprio Paim disse que o Scolari lhe deu a mão por dois factores:

    1- O principal(nas palavras dele), Jorge Mendes - Empresário de Paim cuja influência todos reconhecem.
    2- Porque de facto tinha ficado impressionado com ele numa ocasião qualquer, que deve ser essa de que falas.

    Estive aqui à procura do link dessa entrevista, que tem vídeo e tudo mas não encontrei. Foi uma entrevista que o Paim deu este ano e no qual tenta explicar algumas coisas - E não é convincente :)

    ResponderEliminar