domingo, 19 de setembro de 2010

Benfica 2, Sporting 0

Muito francamente, não há nada a dizer. O Sporting jogou zero. Nunca conseguiu sair a jogar, teve falhas incríveis na defesa, foi 0 no ataque e quando conseguiu criar alguma coisa desperdiçou clamorosamente.

O Sporting apresentou-se na luz em 4-2-3-1, ou seria 4-0-2-1??? É incrível como André Santos, Maniche e Matias Fernandez nunca vieram ajudar os centrais a fazer a circulação de bola. E isso não se deve só à forte marcação do Benfica (que a houve), deve-se ao facto de simplesmente terem deixado Nuno André Coelho e Carriço entregues à sua sorte na saída para o ataque. E a história do jogo é esta. É assim que o Benfica cria o primeiro lance do jogo, e foi assim que deixou o Sporting pressionado o jogo todo.

Portanto, o Sporting foi uma equipa sem bola, onde seria mais importante. Onde poderia fazer a diferença, porque na verdade, o Sporting teve o jogo todo mais posse de bola que o Benfica (56%-44% na primeira parte e 55%-45% na segunda - muito também pelo facto de ter começado a perder aos 12 minutos)... Mas não sabia o que fazer da bola quando a tinha.

Na segunda parte a história foi igual. Repetiram-se as perdas de bola, repetiram-se os desequilibrios defensivos, repetiram-se os erros e repetiram-se as perdas clamorosas no ataque (face aos outros jogos, não neste).

O Sporting foi mau demais para avaliar individualmente mas aqui fica:

Rui Patrício - O melhor do Sporting. Evitou o golo do Benfica por duas vezes, uma delas com uma grande defesa.

João Pereira - Deu-se mal com a marcação a Coentrão, e nunca conseguiu subir porque tinha este a marcá-lo.

Evaldo - Boa primeira parte. Mas na segunda caíu na dificuldade de fazer sair a bola.

Nuno André Coelho - Horrível. O segundo golo é digno das distritais.

Carriço - O melhor da defesa, como habitual de há um mês a esta parte.

André Santos - Muito mau. Perdeu bolas quando as teve e depois lembrou-se de se esconder do jogo.

Maniche - Viu-se no final do jogo. Até lá passeou.

Matias Fernandez - Não se pode avaliar. Não tenho a certeza que tenha estado em campo.

Valdes - Estava cheio de vontade. E foi o leão a quem menos a bola queimou nos pés. Mas não conseguiu fazer nada digno de registo.

Yannick - Estava activo. O adversário era bom para ele, mas... de novo, muita parra e pouca uva.

Liedson - Não pode falhar aquele lance do 2-1. Banco, por favor.

Postiga - Ao menos, a bola não lhe queima os pés. Teve-a, segurou-a, serviu colegas. Merece jogar neste Sporting. só perde para os outros em concretização, e se os outros não concretizam, então tem que jogar.

Vukcevic - Inócuo

Saleiro - Entrou.

Foram 2, mas podiam ter sido mais. O adversário foi bem superior, e o Sporting não conseguiu responder.

10 comentários:

  1. Claramente, João Pereira, Nuno André Coelho, Maniche e Matias Fernandez foram fraquissimos. Fábio Coentrão foi o melhor em campo, a par de Cardozo. Vi o jogo por detrás do banco do Sporting e não achei que Paulo Sérgio tenha lido bem o jogo. Acho que trabalha bem a equipa tacticamente mas não intervém oportunamente para corrigir pormenores importantes de posicionamento.

    Uma nota negativa para Maniche: a entrar nos balneários, tentou agredir, perante o olhar de Duarte Gomes (impossível não ter visto), um adepto que lhe pedia a camisola com o arremesso de uma garrafa. Esta vi, não me contaram!

    ResponderEliminar
  2. Granda Maniche, como ele diz o Sport tem de ser mais determinado na hora de finalizar... toma!

    ResponderEliminar
  3. Bem uma coisa é certa a vitória foi sem espinhas.
    O Benfica jogava em casa, é o campeão, tem mais entrosamento e tem uma equipa de milhões, era uma vitória que se esperava.
    O Sporting tem de tomar a atitude de quando o Benfas vai à luz, jogar fechado, dar porrada e num lance milagroso tentar ganhar o jogo.
    Vamos continuar a crescer e a construir uma equipa, pois neste momento isso ainda não existe.

    ResponderEliminar
  4. Boas... estou de volta para deixar as minhas opiniões.
    Bem vou começar pelo prognóstico que fiz antes do jogo, disse que seria empate ou vitoria para o Benfica, depois do jogo foi facil de perceber pq tinha razão. Vou começar pelo 11 do SCP, depois te ter estar em alvalade e assistir ao empate contra Olhanense, percebi que aquela equipa entrou em campo com pouca ambição de vencer o jogo, bem se essa equipa com aqueles jogadores em casa, não mostram ambição, logo na Luz era de esperar o mesmo. O Sporting joga o jogo com aquela atitude de vamos ver no que dá! Depois do jogo com o Lille, que para mim foi quase lançar os meninos á fogueira, tivemos a felicidade de quase todos se salvarem e uns sairem quase como renascidos... não percebos como não se aproveita 2 ou 3 jogadores que fizeram um jogo brilhante em França, muito bem q podiam nao aguentar os 90 minutos, mas jogavam 60 ou 70 min. Depois a estratégia do Sporting foi horrivel, vamos á luz , jogar contra o campeão, e vamos jogar como eles querem , assumir o jogo com espaço nas costas e entre linhas, dando sempre espaço para as transições rápidas... se é para jogar com Yannick, então é dar meio campo ao Benfica convidar a subir e assim nós podermos jogar nas costas da defesa benfiquista! Mas para mim claramente Postiga tinha jogado de inicio, jogador que sabe segurar bola, joga bem, sabe ganhar faltas, e pareçe que poderá estar de volta aos golos, o Golo em Lille mostrou movimentação perfeita de avançado e finalizaçao de quem sabe da matéria. Quero defender o Nuno André Coelho no lance do golo, e passo a explicar, uma equipa que joga com 2 avançados, por norma um jogador marca um dos avançados e o outro avançado é marcado por um lateral, no tal segundo lance é uma disputa de bola normal, em que o N.A. Coelho perde com Cardoso(acontece), agora o q acontece nesse lance é q tens os 2 centrais a marcar, pois Carriço sai a Saviola. Meus amigos é muito simples, um jogador disputa a bola e tem de haver outro em cobertura defensiva.... isto é basico, das duas uma ou Carriço não sai a Saviola e faz contenção, ou então um dos laterais tinha que rapidamente fazer a cobertura, coisa que Evaldo tenta fazer, mas já vai tarde. O Ideal como disse é um lateral fechar por dentro na marcação a um dos avançados e um dos centrais dar cobertura... Por isso não digo que Nuno andré Coelho nao errou, mas o erro é do quarteto defensivo e desculpa amigo Vantunes, até acho que ele é o menos culpado, Dispurta de bola foi batido e nao foi compensado da melhor maneira. João Pereira fez para mim um bom jogo, estamos é mal habituados com os rides que ele faz, mas ele é defesa meu amigo, fez bem o seu papel, e como nao está a jogar sozinho teve um adversário que com todo o mérito nao possibilitou os desiquilibrios que João Pereira faz. Não vou falar do meio campo, pq não vejo o problema por aí, pois já vi vários jogos do SCP, e fico com a sensação que o estilo do jogo é directo, passes longos nas costas dos defesas, essa estratégia dificulta jogadores pouco corpolentos, o grave nesta estratégia está na pouca mobilidade que existe no sector ofensivo, jogadores jogam muito tempo na mesma zona de acção, pareçe que só matias tem liberdade de dianbular pelo campo... depois recebe a bola e olha para jogadores estáticos... faz-me uma aflição... Agora vou Falar de Maniche para terminar. Maniche é um dos melhores jogadores do Sporting, esqueçam sff a idade, 32 anos não é velho na maior parte de Europa, mas aqui infelizmente é, Podia falar de um jogador como Paul Scholes, que tinha uma dinamica fantastica e agora joga de outra forma, não deixa de ser importante... isso pq estes 2 jogadores pensam mais depressa que a maioria do outros!... Tem que parar de ver B.I. e olhar para a qualidade, o Javi Garcia não está a jogar bem, todo o mundo diz q está fora de forma, o Maniche se não joga bem, é pq tem 32 anos... epa deixem de ser matumbos sff!!

    B. Africano ;)

    ResponderEliminar
  5. Mano tens razão na movimentação colectiva da defesa no segundo golo do Benfica, mas...
    Sá, a questao é que o NAC roda atrás do Cardozo no golo. É de distrital, desculpa lá.
    Ele tem que guardar a posição, fixa atrás do Cardozo e não rodar atrás dele, Quando o Cardozo faz o passe em rotação já o Nuno André Coelho está de costas para a linha lateral e isso é inaceitável.

    Depois não houve o resto, sem dúvida. Mas mesmo que houvesse não deixava de ser má a abordagem dele ao lance.

    Sá, eu adoro falar de bola contigo. Fazes-me ver coisas que não via inicialmente, e essa da movimentação defensiva é um facto.

    Agora, não concordo que o estilo de jogo do Sporting seja futebol directo. E concordo a 300% que não há movimentações no último terço do terreno. Já o tinha escrito aqui.

    Maniche, jogou mal. Faz-lhe falta um jogador que ajude na circulação de bola e o André Santos nem sempre é esse jogador. Não foi hoje e também não foi com o Lille, por exemplo.

    Mas continuo a confiar no trabalho do Paulo Sérgio e acho que O Pedro Mendes vai fazer um mundo de diferença.

    ResponderEliminar
  6. Boas... é claro que nao nego a falha de Nuno André Coelho, perdeu um lance que nao pode perder ( por norma ), e pior aínda ficou fora do lance.... o que quero dizer é que é um erro que podia facilmente ser corrigido com uma organização defensiva correcta.... mas é como disse, é a minha opinião ;O) quanto ao futebol directo, é tb a minha opinião, a equipa trabalha pouco a bola, por vezes tenta, mas como tem dificuldades, toca a meter bola na frente, é o que vejo... mas admito outras observações. É claro que Pedro Mendes vai dar outra qualidade, mas não me impede de dizer q estou bastante contente com a prestação de André Santos.
    E vou aproveitar este comentário para defender o Levezinho. Ele tem sim 32 anos, vai fazer 33 anos em Dezembro, só isso, de resto já era , é a mesma conversa de sempre de olhar para o B.I. se jogasse na Juventus ninguem diria isso.... por isso passo a uma análise:
    Coritiba: 2001 - 9 jogos - 5 golos
    Flamengo: 2002 - 24 Jogos - 14 golos
    Corinthinas: 2003 - 14 jogos - 10 golos
    Sporting:
    2003/04 - 27 Jogos - 15 Golos, juntando todas as competições fez 33 jogos e marcou 19 golos.
    2004/05 - 31 JOgos - 25 golos, todas as competições fez 47 jogos e 35 golos.
    2005/06 - 31 Jogos - 15 golos, em todas as competições fez 38 jogos e 17 golos.
    2006/2007 - 28 jogos - 15 golos, em todas as provas fez 39 jogos e 21 golos.
    2007/2008 - 26 jogos - 11 golos, todas a competições fez 45 jogos e 24 golos.
    2008/09 - 26 jogos - 17 golos, em todas as provas fez 35 jogos e 25 golos.
    2009/2010- 20 jogos para o campeonato - 10 golos, em todas as provas fez 36 jogos e 17 golos.
    Bem ao ver estes numeros percebemos que nunca foi um jardel, tirando a época de 2004/05, que foi o seu melhor registo ele tem mantido uma certa regularidade. Nessa tal época em que faz 47 jogos e marca 35 golos, é a tal época que o sporting perde a final da Uefa em casa e perde o campeonato na luz, época essa que reconhecido por todas as pessoas Sporting jogava um futebol de qualidade, logo o Levezinho saiu beneficiado. Agora temos que ser justos e perceber que o 31 tem lutado sozinho na frente durante anos, pelos numeros que vemos, podemos ver que é alguem q faz muitos jogos( sinal +), sabemos o que ele corre e luta, é dos poucos que ainda cheira o golo quando está em campo, dá agressividade ao sector atacante, e depois tenho que ler que talvez já era... meus amigos... não olhem para o B.I. ele é bom, a equipa é fraca, como todos os mortais, ele tb pode estar em baixo de forma... Não vamos apressar já a reforma a este jogador que tem garra e resistencia e marca golos, do que todos os outros miudos juntos no plantel. POr isso antes de pensar na reforma, vamos pensar em arranjar um companheiro decente para ele.... hummmmmmm... ele já tem idade e moral para ficar á espera que os miudos corram um pouco para ele. Por causa dessa treta do B.I. e idade, e porque está velho, o SCP perdeu o unico companheiro decente que Liedson teve em alvalade.... DERLEIIIIIIIII.... Juntos formaram uma dupla muito mais muito boa.... mas nãooooooooo... está velhooo o Ninja... Primeiro arranjem melhor e depois sim vamos lá pensar na reforma, apesar de eu pensar que mesmo assim tem lugar no plantel do SCP, tal e qual como acontece nos grandes clubes Europeus, alguns craques perdem a titularidade, mas nao perdem o respeito e a moral! Temos que apreender tb com os outros!!!

    Abraços

    B.Africano

    ResponderEliminar
  7. Dizer mal de Liedson é criminoso, assino por baixo.
    Quanto ao Maniche, é bom jogador mas nota-se que precisa de trabalhar e correr mais.
    João Pereira não jogou bem na Luz. Coentrão sempre que foi para cima dele, passou-o.
    Relativamente ao futebol directo, assino por baixo porque tanto com o Benfica como em Lille o Sporting tentou jogar dessa forma (não vi com o Nacional). Não o faz durante todo o jogo mas fá-lo durante um bom período.

    Nota final: vi o jogo atrás do banco de Paulo Sérgio e achei-o pouco interventivo. Preocupou-se mais em reclamar com o árbitro do que reclamar com o rendimento dos jogadores.

    ResponderEliminar
  8. Talvez Maniche ainda não esteja em forma!!!???? hummmm... vamos deixar de olhar para o B.I. um jogador tem ou nao tem qualidade, depois saber se está ou nao no bom momento de forma... isso acontece em qualquer idade... momentos de forma... Começo a ficar um pouco aborrecido com o senhor Paulo Sérgio... Porra tem de encontrar um 11 base rápido... estou-me a cagar para o sistema ou modelo de jogo, tem de saber quem é que rende mais nas varias posições e depois gerir conforme os momentos de forma e adversário... agora o 11 tipo do SCP ninguem sabe... mas dos outros 3 grandes... e meto o Braga como um grande pois está no intermédio, sabemos quem é mais ou menos o 11 tipo!!

    Abraço

    B. Afro

    ResponderEliminar
  9. Desculpem mas isso do jogo directo não é assim.
    Embora vocês tenham alguma razão no que dizem. O Zé Fernandes viu os dois jogos em que o Sporting mais recorreu a jogo directo e o Sá diz e bem, que a equipa tem sempre como primeira preocupação sair a jogar.

    E na maior parte dos jogos consegue. Aliás, basta verem as estatísticas: O Sporting é na Liga a equipa com mais passes certos, com mais passes tentados e com maior percentagem de posse de bola. Os jogos com o Benfica e com o Lille foram os únicos em que não teve pelo menos 60% de posse de bola (estatísticas oficiais da Liga, não do vosso amigo).

    A equipa previlegia o jogo pelo chão e pelos médios centros. No jogo com o Benfica, como os médios centro foram inexistentes isso não aconteceu, o mesmo aconteceu com o Lille (sem coincidência, dois jogos em que André Santos esteve menos bem, e também em que o adversário tinha mais valor).

    Mas o princípio de jogo do Sporting está longe de ser futebol directo. Muito longe. E atenção, que para mim, futebol directo não é sinónimo de mau futebol. Eu se fosse treinador do FCP, por exemplo, provavelmente essa seria a minha primeira opção. quanto mais depressa e mais adiantado no terreno ela chegasse aos extremos e aos avançados, tanto melhor. Não é o caso do Sporting. Precisa do envolvimento dos laterais, não tem pontas que segurem e tem médios centro hábeis com a bola nos pés (não que o porto não os tenha, mas aqueles bichos da frente... MÃE DO CÉU!!).

    ResponderEliminar