sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Sporting 5, Levski Sofia 0

O Sporting venceu esta noite o Levski de Sofia por 5 golos sem resposta.

Foi um leão dominador o que tivemos hoje em Alvalade, e quiçá com a ponta de sorte que tem faltado noutros jogos. O Sporting teve a sua falha habitual logo no primeiro minuto, num erro de Polga, mas os búlgaros não capitalizaram e a partir daí foi um passeio.

Desta feita em 4-3-3, o Sporting jogou com Patrício; João Pereira, Evaldo, Polga e Carriço; Zapater, Maniche e Matias Fernandez; Salomão, Vukcevic e Postiga.

Virtudes desta equipa? Zapater, Maniche e Fernandez entenderam-se às mil maravilhas, na hora de vir buscar jogo atrás. Postiga ficou muito perto da baliza (fez mais remates neste jogo que na época toda). Vukcevic e Salomão, apesar das diferenças de rendimento, permitem ter duas alas de alta rotação, e potenciam as subidas dos dois laterais.

Os búlgaros foram macios, é um facto, mas foi o Spoting que os amaciou! Com a mesma fórmula de sempre, que desta vez foi materializada em golos. 68% de posse de bola, muitos remates (mas mesmo assim bem menos do que contra o Nacional), muita circulação de um lado ao outro, trocas rápidas atéa bola chegar a um dos extremos que rapidamente se encarregaram de a colocar na àrea, onde não aparecia apenas Postiga, mas também o extremo do outro lado e um dos médios centro (Maniche e Matias Fernandez). Com a defesa subida, quando os búlgaros tentavam sair para o ataque, o campo parecia muito curto.

Bom jogo do Sporting e EXCELENTE golo de Hélder Postiga. Depois de Saleiro, novamente um ponta do Sporting a levantar o estádio.

Rui Patrício: Viu Dembelé rematar fraco no primeiro minuto, e mostrou concentração nos cantos directos que os búlgaros tentaram marcar.

João Pereira: O super Vuk faz com que não tenha que aparecer tanto no ataque. Apoia, ajuda a transportar e defende muito bem. É o que se quer.

Evaldo: Exactamente o mesmo. Entendeu-se muito bem com Salomão.

Carriço: Jogo muito seguro, como tem sido habitual de há um mês a esta parte. E ainda foi molhar a sopa.

Polga: Bom jogo. Rápido nas antecipações, bem a sair a jogar, autoritário nos cortes. Parece que vamos ter esta dupla de novo.

Zapater: Que poço de força. Finalmente percebi porque é que lhe chamam El Toro. E com os pés não é tosco. Qualidade de passe acima da média. Ás vezes demora com a bola e perde-a em situações comprometedoras.

Maniche: Muito dinâmico. Foi tudo o que não conseguiu ser na luz. Foi um box-to-box por excelencia. Tanto se juntou a Zapater, como se colocou na linha de Fernandez.

Matias Fernandez: Não teve medo de ter a bola nos pés. Mas precisa de ser mais atrevido e entrar mais na àrea. Pode valer golos se o fizer.

Salomão: Caíu no goto dos adeptos. Fez um bom golo, tem bons pés e teve um pormenor delicioso encostado à linha quando trocou os olhos a dois bulgaros e isolou Evaldo (com o qual combinou bem). Falta-lhe ainda algum físico (perde algumas bolas por isso) e também melhor capacidade de decisão em determinados momentos. Mas é um factor que pode ser importante nesta equipa.

Vukcevic: Saiam da frente e deixem o homem jogar. Lembro-me de Vukcevic várias vezes dizer que gostava de jogar era à direita. Este ano só tem sido opção nesse flanco, e o que lhe posso dizer é que percebo perfeitamente o que ele queria dizer. Cruzou n bolas, fez uma assistência, rematou algumas vezes com perigo. Este Vuk está bem melhor que a encomenda. E pensar que o Sporting passou o verão a tentar despachá-lo.

Postiga: Que alegria poder dizer isto: Que jogão!!!! Grande golo, uma assistência, muitos remates, muita bola que segurou para deixar a equipa subir. É deste Helder Postiga que eu gosto! Que apareça mais vezes, por favor.

Saleiro: Substitui Postiga, mas não segurou a bola como ele, nem teve esta noite o mesmo poder de fogo que o companheiro.

André Santos: Entrou para fazer de Maniche, mas é mais atrás que se sente mais confortável.

Abel: Entrou a tempo de fazer mais uma assistência na Liga Europa. Está motivado, vê-se claramente que quando entra é para acrescentar.

Em suma, o adversário não era o mais forte do mundo, mas com quantas equipas semelhantes a esta o Sporting jogou nos últimos 3/4 anos e não apresentou este futebol? Bom jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário