terça-feira, 2 de novembro de 2010

A César o que é de César

Tenho uma relação amor/ódio com Paulo Sérgio. Aplaudi a sua contratação, porque o considero infinitamente superior a Carvalhal e porque sempre vi futebol de qualidade no seu Vitória de Guimarães e no seu Paços de Ferreira.
 Não gosto dos resultados do Sporting e por isso já aqui escrevi que estava farto dele, porque dominar jogos não chega para estar no Sporting. No Sporting é suposto dominar jogos e estar por cima nos jogos.

Mas há um mérito que é inquestionável em Paulo Sérgio. A forma como recupera jogadores. Deixo aqui 4 exemplos e espero em breve juntar-lhe mais dois: Polga, Postiga, Vukcevic e Abel. Todos jogadores de qualidade, mas que já estavam considerados proscritos e que andavam esquecidos que sabiam jogar futebol.  Em breve quero juntar a esta análise Liedson e Jaime Valdes (por motivos diferentes).

Varinha mágica? Não creio. Penso acima de tudo que Paulo Sérgio tem na sua cabeça uma concepção de futebol ,da qual não se desviou um milimetro desde que chegou, que aos poucos se começa a ver reflexos disso no colectivo do Sporting e por isso as individualidades sobressaem. A espaços, é certo, mas porque o colectivo do Sporting também só sobressai a espaços.

1 comentário:

  1. Concretizando a dita concepção de jogo: Equipa compacta (centrais muito subidos, guarda redes que actua como líbero), que facilita a recuperação da bola, laterais ofensivos, médio centro com preocupação de fazer rodar a bola de um lado ao outro, ponta de lança como referência ofensiva para segurar jogo e distribuir de costas para a baliza.

    O que não se vê e era desejável: Maior velocidade nas transições ofensivas, melhor movimentação ofensiva (mais algumas diagonais).

    O que se viu de quando em vez e era bom ver mais: Médios centro a aparecer na zona de finalização, médio ala do lado contrário da bola a procurar posições mais centrais (facilita recuperação da bola e sempre é mais um para visar a baliza - tem-se visto com maior regularidade ultimamente).

    ResponderEliminar