E com o início da época 2010/2011 importa olhar para a época que passou e eleger os melhores do Sporting.
Como sabemos foi uma época terrível, cheia de baixos e baixos. Pior que o 4º Lugar final, há que olhar para os 28 pontos que distaram do primeiro posto. Mas ainda assim, alguns jogadores tiveram épocas aceitáveis.

O melhor do Sporting em 2009/2010, foi indiscutivelmente Miguel Veloso. Numa época em que fez inúmeras posições, inclusivamente acrescentando mais uma ao seu já vasto reportório: Médio interior Direito. Escrevi uma vez (no Blog Controvérsias do Futebol) que, condição física à parte, Miguel Veloso tinha tudo para ser um grandíssimo jogador e que muito bem estava o futebol Português se se podia dar ao luxo de minimizar o seu talento. Senhor de uma técnica de recepção, passe e remate muito acima da média, mais de 1 metro e 80 e com muita criatividade na hora de inventar espaços e linhas de passe, este ano Veloso acrescentou a veia criativa, marcando muitos golos pelo Sporting (quase todos de belo efeito e alguns muito importantes). Provou a dada altura da época ser o melhor trinco que o Sporting tinha (antes de chegar Pedro Mendes), ser o melhor Defesa Esquerdo, ser o melhor Box to Box (porque ao invés de Moutinho, aparece facilmente na àrea de finalização) e ser o interior mais competente (com os altos e baixos de Marat Izmailov). Nota 8 para a sua época, porque não pode passar ao lado dos maus resultados colectivos do Sporting.

O segundo melhor, para mim foi o inevitável Liedson. Liedson, fez uma época muito abaixo daquilo a que habituou os Sportinguistas. Poucos golos, menos velocidade, menos tudo. Normal para um jogador, que à semelhança dos outros todos... também faz anos e é importante que o Sporting se prepare para um Liedson cada vez menos decisivo - Pese o modo como se trata, o Leve pode não durar para sempre (o que muito me custa admitir). No que continua inigualável é na entrega, no trato da bola, na inteligência com que aborda cada lance. Deverá ter sido o elemento do plantel com mais assistências (embora as do Leve pareçam nunca contar para os jornais... Assistências só se forem cruzamentos...), e mantenho o que sempre disse: Liedson é ponta de lança, mas o seu futebol é muito mais que golos:
É posse de bola, é assistências, é recuperação de bolas, é ser o primeiro defensor duma equipa, é golos, é recepções incríveis, é ter 2 jogadores ou mais, permanentemente de olho em si. E apesar de já não caminhar para novo, não seria a primeira vez que Liedson me surpreendia e sacava um coelho da cartola (que é como quem diz, uma nova época em grande). Nota 7 para o Leve.

O terceiro é o mais difícil... E o facto de ser difícil, diz tudo da época do Sporting. Má, má, má... fraquinha. Ainda assim, em terceiro escolho Marat Izmailov. E Izmailov escolho pela preponderância que demonstrou ter na equipa do Sporting sempre que apareceu. Dos seus pés saíram dos melhores lances que se viu no Sporting este ano, e se tivermos em linha de conta que o fez só com um joelho, então algumas das suas prestações foram pouco mais do que fabulosas. Emprestou ao meio campo do Sporting, velocidade, meia distância, técnica, profundidade, capacidade de drible. Não fossem os problemas disciplinares e se calhar a sua visibilidade teria sido outra. Face ao que se vê, eu gostava que Izmailov ficasse no Sporting e arrancasse uma época daquelas, porque acho que tem capacidade para isso e ainda não vimos metade do que pode fazer. Porque no primeiro ano apareceu após 2 anos sem férias, e com aquele tique estranho, porque depois se lesionou no joelho e porque este ano, ainda sofrendo os efeitos dessa lesão começou a época muito mais tarde que os restantes.
Este ano, pode ser o ano de Izmailov. Estão reunidas as condições. Nota 6,5 para 2009/2010.